Foi um sucesso, além das expectativas, o evento do Outubro Rosa, que o SINTRACOM-BA promoveu junto com a FETRACOM-BASE, a FLEMACON e a CTB no canteiro da Ocean, no bairro de Ondina, em Salvador.
Deu para perceber um engajamento imediato das trabalhadoras e trabalhadores que estavam participando. Todas e todos atentos para absorver as informações sobre o tema.
O diretor de Saúde e Segurança, Arilson Ferreira, e a diretora de Mulheres, Sônia Maria, fizeram a abertura e, em seguida, os presidentes do SINTRACOM-BA Carlos Silva, da FETRACOM-BASE Edson Cruz, da FLEMACON Lúcia Maia e o diretor da CTB Jerônimo Silva falaram sobre a importância de levar um assunto de grande relevância para a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores, como câncer de mama e também de próstata, para o debate no canteiro de obras.
O vereador e Ouvidor Geral da Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) falou sobre a campanha de combate ao câncer de mama e a luta dos trabalhadores (as) para aproveitar que agora elegemos um governo progressista, com o presidente Lula, e resgatar os direitos retirados com o retrocesso da reforma trabalhista, implantada no governo anterior, que só causou prejuízos à classe trabalhadora.
A médica pediatra, clínica geral e especialista em saúde da família, Ana Marta da Silva Santos, formada em Medicina em Cuba, fez a palestra principal do evento, mostrou-se empenhada em informar de forma mais fácil para as trabalhadoras e trabalhadores compreenderem, como o câncer de mama pode envolver uma série de fatores, desde a falta de prevenção e a questão genética, até a alimentação, estilo de vida, o sedentarismo e as pressões psicológicas do nosso entorno e do mundo.
Ela ensinou para as trabalhadoras como pode e deve ser feito o autoexame apalpando a mama durante o banho, uma semana antes do período menstrual. Isso é de grande importância para a prevenção da doença. Quanto mais cedo um nódulo for detectado, há mais chance de cura, seja ele benigno ou maligno.
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) falou sobre a importância do cuidado e do autoexame da mama, para o combate e a prevenção do câncer de mama. Como havia também um grande número de trabalhadores participando, Olívia também destacou a prevenção e combate ao câncer de próstata. E, ainda, como é fundamental para a saúde dos homens a higiene de suas partes íntimas, para evitar o câncer de pênis e outras infecções.
Falaram ainda os diretores Florisvaldo Bispo, Hercília Conceição e o vice-presidente Amando de Jesus, que fez o encerramento.
Foi um evento muito participativo, uma trabalhadora do canteiro, profissional de segurança do trabalho, que estava aniversariando, foi homenageada com um caloroso “parabéns pra você”, cantado por todos os presentes, com votos de felicidades e saúde.
Teve também distribuição de jornais do SINTRACOM-BA e de farto material informativo sobre a prevenção ao câncer de mama, câncer de próstata, assédio moral, acidentes de trabalho e saúde e segurança no trabalho.
O evento é parte da Campanha Um Passo Pela Vida, Ações Coletivas Já, que o SINTRACOM-BA leva aos canhotos desde julho de 2011. E, além da FETRACOM-BASE, FLEMACON e CTB, teve o apoio da UBM, FORUMAT, DIEESE e UITBB.
Depois do Outubro Rosa, que vai até o final do mês de outubro, novembro vem trazendo como destaque a campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata.
Veja mais fotos: