Valeu a unidade das forças democráticas e progressistas do Brasil! Com destacada participação do movimento sindical no engajamento militante da campanha eleitoral, o povo brasileiro celebra a histórica vitória de Luís Inácio Lula da Silva, eleito em 30 de outubro de 2022, pela terceira vez presidente, do Brasil.
Foi uma luta dura contra a máquina do estado, colocada à disposição e envolvida na campanha para tentar reeleger o atual presidente representante da extrema-direita, que consumiu milhões de reais do orçamento público que seriam destinados à saúde e educação.
Venceu a força da unidade, com a reunião de uma ampla frente de forças políticas e sociais, a participação de lideranças populares, artistas, representantes dos movimentos sociais e sindical. Lula venceu as eleições com 60.345.999 votos – 50,90% dos votos válidos.
O movimento sindical brasileiro de forma unitária e militante teve destacada atuação no processo eleitoral. De norte a sul do país a militância sindical demonstrou uma enorme disposição de luta. E a vitória alcançada, fortalece bastante a luta para enfrentar contra o desemprego, os ataques aos direitos conquistados, a precarização do trabalho e os baixos salários.
Com o reconhecimento oficial do resultado do segundo turno das eleições e da vitória de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral, pelo Supremo Tribunal Federal, pelo presidente da Câmara dos deputados, pelo presidente do Senado Federal, as instituições democráticas do Brasil formam uma forte barreira em defesa da democracia, da Constituição Federal e contra os intentos e arroubos golpistas do presidente derrotado. O povo brasileiro se prepara para viver um novo ciclo político no país.
A posse do novo presidente do Brasil será no dia 1° de janeiro de 2023. E a FLEMACON une-se à UITBB, FSM, CTB, centrais sindicais, confederações, federações e aos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras do ramo da construção da América Latina e Caribe, para saudar o novo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.
Estamos juntos na luta e saudamos o novo governo de construção e transformação do Brasil, com a liderança do presidente Lula, para garantirmos a democracia, e soberania dos povos, com a expectativa de um novo ciclo de desenvolvimento e empregabilidade, de valorização do trabalho e do salário.
Em seu discurso, logo após anunciado o resultado das eleições, o presidente eleito Lula acenou para os trabalhadores e trabalhadoras e o setor da construção, e reafirmou a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida com o incentivo para a construção de moradias destinadas à população de baixa renda.
É o que esperamos: empregos, salários, o fim da fome, saúde, educação, dignidade e desenvolvimento.
Saudações ao Presidente Lula!
Viva o povo brasileiro!
LUCIA COSTA MAIA
Presidente da FLEMACON
MANUEL FERNANDEZ
Secretário Geral