Resolução da 13ª Reunião Ásia-Pacífico da UITBB sobre a Copa do Mundo no Catar em 2022

0
169
Na sessão, o camarada Eftychios Papamichael (foto), do Chipre, fez o discurso introdutório.

Os participantes denunciam que nos canteiros de obras da Copa de Futebol há dezenas de milhares de trabalhadores migrantes, que são vítimas de práticas selvagens que violam seus direitos humanos básicos.

As condições que cercam os trabalhadores migrantes nos canteiros de obras são desumanas, pois trabalham 12 horas por dia, sem medidas de saúde e segurança, sob temperaturas incrivelmente altas no deserto do Catar, morrendo por falta de medidas de saúde e segurança.

Exigimos que a FIFA, o Comitê Organizador da Copa do Mundo do Catar 2022 e o Governo do Catar, bem como todos os órgãos internacionais relevantes, intervenham imediatamente e acabem com a exploração de trabalhadores migrantes de Bangladesh, Índia e Nepal, pois isso constitui nada menos do que os dias modernos escravidão.

Reiteramos nosso apoio à campanha internacional da UITBB com o lema “Não construa estádios com o sangue dos trabalhadores”. E nos comprometemos a intensificar nossos esforços para denunciar este problema perante todos os órgãos correspondentes de nossos respectivos países e regiões, para exercer a máxima pressão sobre este objetivo.