A FLEMACON vem a público com grande satisfação manifestar nossas saudações à vitória do povo chileno com os resultados das eleições para a Assembleia Constituinte do Chile e à eleição da primeira prefeita mulher e comunista, a camarada Iraci Hassler, na capital Santiago, e a reeleição de Daniel Jadue, em Recoleta, ambos do Partido Comunista do Chile.
Esse resultado vem comprovar que, com a unidade na luta das forças populares, a vitória é certa. Enfrentando a pandemia, o povo chileno foi às ruas para dar um basta na Constituição que representava o atraso, o desrespeito aos direitos sociais e trabalhistas, a violência contra a aposentadoria dos trabalhadores idosos, os indígenas, a democracia e a soberania do país.
Constituição antidemocrática, forjada durante a mais sanguinária ditadura militar da América Latina, estabelecida depois que o governo democraticamente eleito de Salvador Allende foi derrubado por um golpe de Estado apoiado pela CIA, no dia 11 de setembro de 1973, que colocou no poder o governo autoritário do general Augusto Pinochet, até março de 1990.
A FLEMACON une-se aos trabalhadores e ao povo chileno, e expressa imensa alegria, por entender que a nova Assembleia Constituinte tem a nobre missão de por fim ao retrocesso e aos resquícios da ditadura de Pinochet, e avançar na luta por dias melhores e condições dignas para a vida do povo e dos trabalhadores do Chile.
Viva a nova Constituição do Chile!
Viva a luta do povo e dos trabalhadores chilenos!
Justiça social, direitos, saúde, educação, segurança, democracia e soberania!
LUCIA COSTA MAIA
Presidente de FLEMACON
MANOEL FERNANDEZ
Secretario General
Nota enviada para: SINACIN – SINTEC CHILE – CNTCCH – CUT CHILE