Desde 28 de abril de 2021, o povo colombiano está nas ruas manifestando-se contra as políticas neoliberais do governo de ultradireita de Iván Duque e contra suas reformas tributária, previdenciária e trabalhista.
A classe trabalhadora e o povo colombiano se opõem fortemente a essas reformas, que visam arrecadar 6,3 bilhões de dólares dos setores mais vulneráveis do país para pagar a corrupção e a fraude que as elites colombianas cultivam há mais de 50 anos e para financiar as capacidades militares deste regime abusivo.
Essas reformas tornarão as necessidades básicas extremamente caras e piorarão as condições de vida e segurança da classe trabalhadora e de toda a população colombiana: a pobreza atinge mais de 21 milhões de pessoas, o que representa mais de 42% da população, enquanto a pandemia já o fez. causou mais de 76.000 mortes e cerca de 3 milhões de infecções.
A UITBB condena veementemente a repressão mortal às manifestações das forças militares e policiais do Estado colombiano, que causou pelo menos 37 pessoas mortas, mais de 1.220 feridos, 47 casos de abusos por parte das forças policiais, incluindo violações de mulheres participantes no manifestações pacíficas; e mais de 370 pessoas desaparecidas.
A UITBB apóia plenamente a luta do povo colombiano contra essas políticas do governo colombiano de direita e exige o fim imediato da repressão brutal às manifestações populares. Nossa organização membro SUTIMAC tem se manifestado nas ruas todos os dias desde 28 de abril. Ele tem todo o nosso apoio, bem como o de milhões de trabalhadores em nossas profissões em todo o mundo.
Unimos as vozes de milhares e milhares de colombianos que exigem a renúncia do Presidente da Colômbia Iván Duque e de seu cúmplice na agressão e expropriação do povo colombiano, seu Ministro da Fazenda Carrasquilla.
Temos certeza de que nossos irmãos colombianos não cessarão a luta contra o neoliberalismo, por uma vida e futuro dignos, por justiça e paz na Colômbia.
Chega de repressão governamental, chega de políticas neoliberais!
Viva a Colômbia!
Viva SUTIMAC!
Viva a classe trabalhadora! Viva a solidariedade internacional!
Em nome do Secretariado da UITBB
Michális Papanicolaou
Secretário Geral da UITBB