Declaração da FLEMACON e da UITBB – 28 de abril de 2021: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

0
144

Leia as declarações públicas divulgadas pela UITBB e a FLEMACON neste 28 de abril:

DECLARAÇÃO DA FLEMACON

Dia de Luta por Segurança e Saúde no Trabalho

A Federación Latinoamericana de Trabajadores de la Construcción, Madera y Materiales de la Construcción – FLEMACON vem a público no Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho / Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais se manifestar sobre tema de extrema relevância, que é a saúde e segurança dos trabalhadores (as).

Neste momento em que o mundo enfrenta a pandemia da Covid 19, a classe trabalhadora é quem mais tem sofrido com o aprofundamento da exploração e da precarização do trabalho.

Entendemos que a relação do trabalho com a deterioração da saúde é secular. E nos países que primeiro se industrializaram, milhões de operários (a), inclusive crianças, morreram por acidentes e doenças associadas ao trabalho, antes que a primeira legislação de proteção à saúde fosse implantada.

Porém, hoje, apesar do avanço da ciência e com todo o aparato de novas tecnologias, o capitalismo selvagem, que só visa o lucro, em detrimento dos direitos humanos, propaga que a saúde é uma questão assistencialista e que deve atender apenas ao indivíduo doente. A consequência é que mais mortes e acidentes graves continuam vitimando trabalhadores (as).

Por tudo isso, a FLEMACON defende e destaca a urgência de implantação de políticas públicas com que deve ser tratada a questão da saúde do trabalho, na América Latina e em todo o mundo. Isso envolve não apenas interesses individuais e, sim, questões sociais de interesse coletivo.

Reafirmamos nossa disposição de lutar para ver implantadas e acessíveis a todos os povos, políticas públicas de saúde e de segurança no trabalho, e a cura para a Covid19, com vacina gratuita para todos e todas.

LUCIA COSTA MAIA – Presidente de FLEMACON

DECLARAÇÃO DA UITBB

Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a UITBB deseja chamar a atenção para o trágico facto de a cada ano se registarem cerca de 340 milhões de acidentes de trabalho no mundo e de cerca de 160 milhões de pessoas serem vítimas de doenças profissionais. Principalmente com a pandemia caindo ainda mais sobre os trabalhadores, esse grave problema deve ocupar a mente de todos este ano.

A UITBB compromete-se a destacar que, além disso, com a próxima Copa do Mundo de Futebol de 2022 no Catar, as obras desse campeonato mundial se transformam em campos de extermínio de milhares de trabalhadores migrantes que sucumbem às violentas violações de direitos humanos fundamentais. Las condiciones que envuelven a los trabajadores migrantes en los sitios de construcción son inhumanas, dado que trabajan jornadas de 12 horas diarias, sin medidas de seguridad o higiene, bajo temperaturas increíblemente altas en el desierto catarí, donde perecen por falta de atención sanitaria o medidas de segurança.

Por isso, e tendo em vista que a OIT declarou o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, para homenagear os trabalhadores que sofreram acidentes ou perderam a vida e dar a conhecer os riscos de lesões e doenças ocupacionais, e também para promover a sua prevenção, é que a nossa organização sindical internacional, o Sindicato Internacional dos Sindicatos da Construção, Madeira e Materiais de Construção, que representa dezenas de organizações sindicais e dezenas de milhões de trabalhadores das indústrias da construção em todo o mundo, tem empreendeu a iniciativa, sob o lema: NÃO CONSTRUIR ESTÁDIOS COM O SANGUE DOS TRABALHADORES !, com o objetivo de levantar este problema perante todas as instituições e fóruns internacionais, com o objetivo subsequente de que sejam finalmente tomadas as medidas pertinentes para o seu fim fenômeno o mais rápido possível.

A UITBB destaca ainda que a intensificação do trabalho, a redução dos salários, os ataques aos acordos coletivos, a ampliação das formas flexíveis de emprego, o aumento da idade para aposentadoria e a ameaça de demissões são alguns dos fatores que deixam expostos os trabalhadores a perigos em seus locais de trabalho, colocando suas vidas em perigo. Todos esses fatores, mais evidentes nos próprios locais de trabalho e principalmente no setor da construção, estão vinculados às políticas antitrabalhadoras aplicadas pelos governos para proporcionar as condições mais favoráveis ​​à rentabilidade dos gestores de capital.

Pior ainda, com a pandemia de COVID-19 ainda em alta, é imperativo que todos olhemos para a necessidade de resolver este surto, no contexto da saúde e segurança ocupacional. A UITBB destaca a importância de não só implementar medidas adicionais de saúde e segurança para prevenir a propagação da COVID-19 nos locais de trabalho, mas também reconhecer a importância de prestar assistência em todas as formas possíveis aos trabalhadores e suas famílias quando estiverem fechados. e seus empregos cessam.

A UITBB destaca que devem ser mantidas e aplicadas boas medidas sanitárias e de segurança, mesmo quando termina o bloqueio global devido ao COVID-19, continuando a destacar a necessidade de sensibilizar para a adoção de boas práticas sanitárias e de proteção nos locais de trabalho. além de dar a devida atenção aos sistemas públicos de saúde.

Em nome do Secretariado UITBB,

Mijális Papanicolaou
Secretário Geral da UITBB