Viva os 49 anos de lutas do SUTIMAC

0
156

A FLEMACON saúda o Sindicato Unitario de Trabajadores de la Industria de Materiales para Construcción – SUTIMAC pelos 49 anos de lutas, conquistas, vitórias e compromissos em defesa dos trabalhadores colombianos da construção, madeira e materiais de construção e da classe trabalhadora em geral.

Parabéns a todos que contribuem para a construção dessa importante página, que o SUTIMAC escreve na história da luta internacional em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Em 18 de abril de 1972, o Sindicato foi constituído oficialmente como Sindicato Único dos Trabalhadores na Indústria de Materiais de Construção – SUTIMAC. Posteriormente, por meio de uma reforma dos estatutos, a palavra “Único” foi substituída por “Unitário”.

Nesse quase meio século de lutas, o SUTIMAC consagra-se com o compromisso de preparar os trabalhadores para a construção de um mundo melhor, na luta por uma sociedade com justiça social e igualdade de direitos para todos e todas.

Viva o SUTIMAC pelos 49 anos de luta.

LÚCIA MAIA
Presidente da FLEMACON

LEIA TEXTO DE MANUEL FERNANDÉZ:

49 ANOS DE LUTA
SUTIMAC OS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO, MATERIAIS E MADEIRA, UMA HISTÓRIA DE VIDA, LUTAS, UMA HISTÓRIA ORAL, UMA HISTÓRIA PARA SER ESCRITA

Quando uma afirmação como a deste título é feita, a primeira coisa que surge como uma pergunta é: como essa história será contada?

Pois bem, não vamos contá-la, vamos recriá-la a partir dos princípios daqueles muitos milhares de trabalhadores que em mais de um século na Colômbia foram protagonistas de sua própria história e estiveram profundamente ligados à própria história de seu povo.

E recriar não é deixar nada acabado; é começar por incitar, provocar com grande capacidade de síntese para que ousemos que esta história oral, escrita, gráfica, de memória, factual mas sempre real, objetiva, continue a fazer parte das lutas acumuladas deste povo pela humanização e pelo humanismo, por mudanças profundas, que quando desencadeadas serão irreprimíveis ​​na ação, organização e mobilizações para construir a nova Colômbia verdadeiramente democrática, em Paz com justiça social, soberania, com desenvolvimento econômico para o desenvolvimento social, onde se viva com dignidade e plenas liberdades.

E de que princípios estamos falando? Unidade, democracia, solidariedade, independência, autonomia, alianças, internacionalismo, identidade; tudo dentro da estrutura de uma posição de classe definida que tem sido a constante em nossa caminhada diária e centenária.

Domingo, 18 de abril de 2021.
MAFELE
Manuel Fernández Leguía.