Veja o vídeo com a saudação da presidenta da FLEMACON pelos 66 anos de fundação da FTCCP Perú.
E leia o artigo de Luis Villanueva, secretário geral da FTCCP Perú.
66° anos da FTCCP: Lutando por uma causa maior
Dezembro é um mês de equilíbrio e compromisso da gloriosa Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP) no contexto do 66º aniversário de sua fundação, em 19 de dezembro. Foram seis décadas de luta consistente, conquistando e defendendo os direitos dos trabalhadores andaimes. A FTCCP é uma organização de classe e os seus princípios baseiam-se na ideologia com que Amauta José Carlos Mariátegui fundou a CGTP em maio de 1929.
Nossa luta aumenta os salários e melhora as condições de trabalho a cada ano, com negociação coletiva por ramo de atividade com a CAPECO. A FTCCP é solidária com as lutas organizadas do povo peruano pela justiça social e pela verdadeira democracia participativa.
Os trabalhadores, os empresários, os empresários, sofrem com a grave crise de insegurança e corrupção. O crime organizado, as gangues criminosas, a extorsão, os assassinos e a impunidade estão se espalhando.
Como disse o nosso lembrado colega Pedro Huilca: “Lutamos por uma causa maior que as nossas próprias vidas ” . Neste panorama de violência, as palavras do líder e mártir do movimento sindical peruano ganham maior significado, especialmente para a FTCCP, que na última década sofreu o assassinato de 24 dirigentes.
No dia 18 de dezembro assinalam-se 32 anos do assassinato de Pedro Huilca Tecse, que era secretário-geral da CGTP e antigo secretário-geral da FTCCP. No CADE, em 1992, Alberto Fujimori lançou ameaças contra a CGTP; Pedro Huilca havia alertado sobre a aplicação do neoliberalismo, cujas consequências seriam fatais para os trabalhadores peruanos, a eliminação dos direitos trabalhistas e sindicais, as demissões em massa, etc.
Mais de três décadas de neoliberalismo se passaram e hoje o Peru está de cabeça para baixo em todos os aspectos: ingovernabilidade, população mais pobre, mais desempregados, menos educação, mais criminalidade, mais corrupção, etc.
Secretário Geral FTCCP