O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que acontece desde os anos 90, durante o mês de outubro. O dia mundial de combate ao câncer de mama é 19 de outubro.
O movimento tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. E ganhou força com a distribuição de laços rosas, que se tornou símbolo internacional da luta contra o câncer de mama.
Anualmente, a campanha mobiliza a sociedade e fornece informações sobre prevenção, detecção precoce, promove mutirões de acesso ao tratamento e atendimento médico.
O câncer é uma das principais causas de morte no mundo e sua incidência aumenta a cada ano. Mas, quando diagnosticado precocemente, o tratamento tem grandes chances de sucesso.
E o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum no mundo, superando o câncer de pulmão. Afeta mais as mulheres, mas, embora raro, homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama.
Em 2020, foram estimados cerca de 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama, o que representou 11,7% de todos os novos casos de câncer.
No entanto, o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos, representando 29% do total estimado.
Os cinco cânceres mais frequentemente diagnosticados são: Mama feminino, Pulmão, Colorretal, Próstata, Estômago.
Autoexame
O autoexame de mama é uma forma de identificar alterações nas mamas e aumentar as chances de um diagnóstico precoce do câncer de mama. Deve ser feito uma semana após o início da menstruação. E, na menopausa, escolhe-se um dia no mês para fazer o autoexame.
Em pé, de frente para o espelho, observe o contorno, a superfície da mama e o bico dos seios; levante os braços e verifique se há alguma alteração.
Deitada, apalpe as mamas, uma de cada vez, fazendo movimentos circulares suaves e apertando levemente com os dedos, para verificar se sai alguma secreção.
No banho, com a pele molhada ou ensaboada, apalpe suavemente a mama com a mão oposta, estendendo até a axila.
Alguns sinais de alerta que não devem ser negligenciados são: Inversão do mamilo; inchaço da mama, especialmente em apenas um lado; diferenças de tamanho dos seios.
Atenção: o autoexame da mama não substitui o exame clínico. É recomendado que mulheres a partir dos 40 anos façam anualmente o exame clínico das mamas.
Mamografia
A mamografia é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou suspeita o exame pode ser feito mais cedo, conforme a recomendação médica.