A Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP) denuncia o covarde assassinato do Secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Lima e Balnearios (STCCLB), Arturo Cárdenas, perpetrado por pistoleiros em uma motocicleta no dia 15 de agosto, minutos depois das 17 horas, no momento em que ele estava saindo das instalações do sindicato.
Este ato criminoso visa acabar com os dirigentes sindicais que defendem o direito ao trabalho sem extorsão, para que os criminosos assumam as obras e possam viver da arrecadação de cotas e outras modalidades de extorsão, contra os trabalhadores, profissionais liberais e empresários do setor.
Com Cárdenas há 24 dirigentes sindicais afiliados à FTCCP assassinados desde 2011 (três em 2024) por gangues do crime organizado em todo o Peru, que operam utilizando sindicatos de fachada para entrar nos canteiros de obras.
Denunciamos que este ataque ocorreu em frente às instalações sindicais da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP), onde também funcionam as instalações sindicais de Lima e Balneários.
Exigimos que a Polícia Nacional, o Ministério do Interior, o Ministério Público e o Poder Judiciário, bem como o Governo como um todo, capturem, processem e condenem os autores materiais e intelectuais deste crime covarde que visa pôr fim à os líderes que defendem o direito de trabalhar sem extorsão.