No marco dos 51 anos da Greve Geral dos Trabalhadores Centrais (CNT) contra o golpe de Estado de 1973, na próxima quinta-feira, 27 de junho, o PIT-CNT convoca uma greve nacional parcial com mobilização, na Praça Huelga General localizado em Flor de Maroñas, no cruzamento das avenidas 8 de Octubre e José Belloni.
Neste contexto, o Portal PIT-CNT conversou com o dirigente da SUNCA e membro da Secretaria Executiva da central sindical, Daniel Diverio, para conhecer os eixos centrais da convocatória e sua visão da situação do país, no último ano de governo da coligação de direita.
Diverio invocou o feito histórico e sublinhou a importância de manter viva a memória daqueles que lutaram em 1973. “É fundamental realizar esta actividade num local tão significativo como Flor de Maroñas, que a 27 de Junho de 1973 estava repleta de fábricas. , têxteis e curtumes. A área desempenhou um papel vital, assim como muitas outras áreas de Montevidéu e cidades do interior”, observou. Além disso, lembrou de Francisco Toledo, trabalhador de destaque na luta sindical da época.
Leia entrevista completa no link: