Manifestação e entrega de carta na embaixada do #peru, no Chile, pelas organizações sindicais integrantes da FLEMACON (SINTEC-CHILE – CNTCh) em repúdio aos assassinatos de dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru.
SINDICATOS DE CONSTRUÇÃO DO CHILE REALIZAM VAREJO E ENTREGUEM CARTA À EMBAIXADA DO PERU
Por volta do meio-dia, em 18 de dezembro, uma delegação formada por colegas da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil do Chile-CNTCh e do nosso sindicato (ambos membros da FLEMACON), realizou uma manifestação em frente à Embaixada do Peru, lembrando o assassinato do líder sindical Pedro Huilca, ocorrido há 32 anos e denunciando os ataques fatais de pistoleiros que ceifaram a vida de militantes da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru-FTCCP durante este ano de 2024.
Ao final da mobilização, a carta que anexamos abaixo foi entregue na embaixada.
***
Santiago, 18 de dezembro de 2024
Srs. Embaixada do Peru
Saudações. Além de nos apresentarmos, somos a Secretaria Geral da Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (FLEMACON).
Hoje lembramos os 32 anos da infame morte de um dos líderes históricos do sindicalismo peruano, o camarada PEDRO HUILCA TECSE, assassinado em 18 de dezembro de 1992, enquanto exercia seu cargo de Secretário Geral da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru, que até hoje permanece impune, pois a justiça peruana ainda não encontrou o responsável pelo assassinato deste tremendo lutador social e sindical do Peru e de toda a América Latina.
O motivo desta mobilização é estender através desta carta a nossa profunda preocupação como FLEMACON pela situação de extrema violência e assassinatos contra os dirigentes sindicais do Peru, especificamente a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru-FTCCP, assim como aconteceu com o camarada HUILCA TECSE há mais de 30 anos e que neste ano de 2024 já fez mais de três vítimas mortais às mãos dos assassinos, situação que não acontecia há mais de três décadas. obteve uma resposta das autoridades peruanas.
Portanto, através desta carta exigimos que o governo peruano tome todas as ações correspondentes em termos de segurança para garantir a integridade dos dirigentes sindicais e persiga com todo o poder da justiça aqueles que são responsáveis tanto pelas ações em concreto, como também aqueles intelectualmente responsáveis por actos de sangue tão repreensíveis para qualquer governo que se reconheça como democrático. Esperamos sinceramente que este apelo seja aceite pelo governo do Peru e que sejam procuradas todas as possibilidades legais para deter ou controlar esta onda desencadeada de violência que assola os trabalhadores organizados no nosso irmão Peru.
Se despede. Atenciosamente,
José Santos, Secretario Geral CNTCh, Secretario General-FLEMACON
Jorge Hernández, Presidente SINTEC-Chile, Secretario General Adjunto-FLEMACON
#ftccp
#sindicato
#flemacon
#sintecchile
#construção
#montagemindustrial
https://www.instagram.com/reel/DDvrwg9REFa/?igsh=ZmxjbDg5b3puOHh4