2025: Renovar a militância na luta por um mundo melhor
Ao encerrarmos o ano de 2024, a FLEMACON deseja aos trabalhadores e trabalhadoras da América Latina e Caribe, e aos Sindicatos filiados, um ano novo de militância renovada e combativa, com muitas lutas e vitórias para o movimento sindical mundial e toda a classe trabalhadora.
A chegada de 2025 nos motiva a seguir em busca da unidade na luta. A esperança em construir um mundo melhor e mais humano é o nos move em direção ao futuro, com respeito à dignidade humana, sustentabilidade e justiça social para todos e todas.
É importante focar na participação dos trabalhadores e trabalhadoras nas ações sindicais e na sindicalização para ampliar e fortalecer as lutas, avançar e conquistar vitórias.
2025 será um ano de muitos desafios para o movimento sindical. Na América Latina, especialmente, vamos avançar unidos na luta pelo fim da violência contra os dirigentes sindicais. No combate à precariedade, que aumenta os riscos de acidentes de trabalho e garantir mais segurança e saúde para os trabalhadores (as). Ampliar a geração de empregos formais, com redução da jornada de trabalho, salário digno e igualdade de direitos.
Reafirmar a luta contra o capitalismo, impedir o avanço da extrema-direita e barrar as tentativas do imperialismo de destruir a democracia, assaltar o patrimônio e os recursos naturais dos países, a soberania dos povos e a paz mundial.
Junto com a a UITBB e a FSM, a FLEMACON reafirma que está na luta pelo fim do bloqueio genocida promovido pelos EEUU contra Cuba, em apoio à luta contra qualquer intervencionismo dos EEUU no Canal do Panamá e em Nossa América, pela Palestina Livre, pelo respeito ao Meio Ambiente e para pela Paz Mundial.
LÚCIA COSTA MAIA
Presidente de FLEMACON
COMITÉ EJECUTIVO DE LA FLEMACON