Declaração da UITBB em solidariedade com a CFMEU e contra o governo australiano

0
46

A UITBB e a FLEMACON condenam o esforço flagrante e politicamente impulsionado em nome do governo australiano para impor um administrador para CFMEU – Construction & General.

Leia cartas de apoio da UITBB e da FLEMACON:

A UITBB se solidariza com a CFMEU, protestando contra a tomada de poder do governo australiano.

Em nome da UITBB, estendemos nossa solidariedade e apoio inabaláveis ​​a todos os membros do CFMEU durante este período desafiador. Temos monitorado de perto os desenvolvimentos recentes envolvendo a intervenção do governo federal no CFMEU. As medidas drásticas, incluindo a demissão de mais de 270 dirigentes sindicais e a imposição de um administrador, nos parecem uma interferência sem precedentes e flagrante nas atividades legítimas dos sindicatos.

Isso é muito preocupante não apenas para o CFMEU, mas para o movimento trabalhista mais amplo na Austrália, bem como internacionalmente. Independentemente das desculpas usadas pelo Governo, essas ações não são nada além de um ataque flagrante aos direitos fundamentais dos trabalhadores de se organizarem e defenderem seus interesses. É alarmante que o CFMEU, um sindicato que historicamente tem estado na vanguarda da proteção dos direitos dos trabalhadores e da garantia de condições de trabalho seguras, esteja agora sob um ataque politicamente motivado que desconsidera totalmente o devido
processo. O fato de o Partido Trabalhista fazer parte desse ataque é extremamente preocupante.

A UITBB está firmemente com o CFMEU na oposição a essas ações. Nenhum trabalhador está sozinho. A integridade do movimento sindical não é apenas crucial para defender as liberdades sindicais, mas também para lutar pelo objetivo final de justiça social e igualdade. Continuaremos monitorando a situação de perto e daremos nosso apoio de todas as maneiras possíveis. As lutas que o CFMEU enfrenta hoje são compartilhadas por todos os trabalhadores em nossas fileiras e seus sindicatos em todo o mundo. Juntos, continuaremos a lutar por um mundo onde os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e mantidos.

Michalis Papanikolaou
Secretário Geral

Leia mais aqui: https://shorturl.at/q7rY0

Carta de apoio da FLEMACON:

Estimados Companheiros da CFMEU:

Em nome da FLEMACON, manifestamos nossa solidariedade e apoio ​​a todos os membros do CFMEU, neste período difícil, que estamos acompanhando, relativo à intervenção do governo federal da Austrália no CFMEU.
As medidas drásticas, que incluem a demissão de mais de 270 dirigentes sindicais e a imposição de um administrador, parecem-nos uma intervenção flagrante e sem precedentes nas atividades legítimas dos sindicatos. Isto é muito preocupante não só para o CFMEU, mas para o movimento laboral na Austrália e em todo o mundo.
Independentemente das desculpas utilizadas pelo governo, estas ações nada mais são do que um ataque flagrante aos direitos fundamentais dos trabalhadores de se organizarem e defenderem os seus interesses. É alarmante que o CFMEU, um sindicato que historicamente tem estado na vanguarda da proteção dos direitos dos trabalhadores e da garantia de condições de trabalho seguras, esteja agora sob um ataque de motivação política que ignora completamente os direitos fundamentais e o devido processo. O facto de o Partido Trabalhista fazer parte deste ataque é extremamente preocupante.
A FLEMACON permanece firme com o CFMEU na sua oposição a essas ações. Nenhum trabalhador está sozinho. A integridade do movimento sindical não é apenas crucial para defender as liberdades sindicais, mas também para lutar pelo objetivo final da justiça social e da igualdade.
Acompanharemos de perto a situação e daremos nosso apoio de todas as maneiras possíveis. As lutas do CFMEU hoje são compartilhadas por todos os trabalhadores das nossas fileiras e pelos seus sindicatos em toda a América Latina e nas Caribe.
Juntos, continuaremos a lutar por um mundo onde os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e defendidos.

Em solidariedade,

LÚCIA COSTA MAIA
Presidente de FLEMACON

COMITÉ EJECUTIVO DE LA FLEMACON