A UITBB expressa a sua solidariedade total com a classe trabalhadora e o povo da Grécia, na grande greve nacional de 28 de fevereiro de 2024, que marca um ano desde o crime em Tempi, que ceifou a vida de 57 pessoas, a maioria delas jovens e estudantes. Um ano depois, o esforço de encobrimento está em pleno andamento. Mas o povo da Grécia não permitirá que o crime seja esquecido. Os responsáveis devem ser punidos!
A UITBB e a sua organização membro na Grécia, a Federação Grega dos Trabalhadores da Construção e dos Comércios Aliados, declaram que não tolerarão qualquer encobrimento das políticas criminosas que medem tudo de acordo com o lucro dos capitalistas, não hesitando em sacrificar vidas humanas no processo.
“Nossa vida não é um custo.”
Mais uma vez está provado que o capital não hesita em sacrificar países, vidas e propriedades, pelos interesses de poucos e pelo aumento do lucro. O que aconteceu na Grécia em Tempi nada mais é do que um crime e um sacrifício de pessoas no altar do lucro que será pago, como sempre, pela classe trabalhadora.
Os grevistas exigem medidas eficazes para lidar com os preços elevados, bem como medidas para a educação, para a saúde e segurança nos locais de trabalho, para o aumento dos salários e muito mais.
Desejamos todo sucesso na luta dos trabalhadores. Estamos com vocês, camaradas.
Michalis Papanikolaou
Secretário geral