América Latina e Caribe, 31 de Março 2024.
Brasil: Ditadura nunca mais!
Neste 31 de março de 2024, completa 60 anos o nefasto golpe militar que depôs João Goulart e produziu no Brasil um regime autoritário que durou 21 anos, causando na vida do povo brasileiro e do país profundas cicatrizes. Foram anos dolorosos e trágicos.
Para justificar tal atitude, entre outras aberrações, defensores da ditadura militar disseminaram uma falsa ideia de que deflagraram o golpe para evitar que o presidente João Goulart e seus aliados “comunistas” dessem um golpe, o que segundo esses estaria em andamento.
Com o golpe, a classe trabalhadora entre tantas outras foram as principais vítimas. Sindicatos amordaçados, dirigentes legítimos afastados, substituídos por interventores nomeados pelo regime militar. Inflação nas alturas, manipulada por um IBGE, nesse período vigiado pelos militares, aliás como todas as instituições. Liberdade de expressão e de imprensa sofriam censura prévia o que prejudicou exponencialmente nossa cultura. Em compensação, os lucros do imperialismo com medidas arbitrárias cresciam de forma assustadora. A economia nacional, dependente do capital estrangeiro, afundou num lodaçal de uma crise econômica sem precedentes. Uma “página infeliz na nossa história”, como diz uma das músicas de Chico Buarque.
A força da luta do povo brasileiro, grandes manifestações populares venceram. Mas, a justeza da democracia com seus Herodes ainda não foi finalizada. Isto ficou evidente no dia 8 de janeiro de 2023 quando os extremistas bolsonaristas tentaram golpear a democracia. Continuemos atentos e vigilantes. Ditadura Nunca Mais!
LÚCIA COSTA MAIA
Presidente da FLEMACON