9 de outubro: 49 anos da greve histórica do SUNCA, em plena ditadura

0
173


Hoje, 9 de outubro, a SUNCA, todo o movimento sindical e o tecido social das organizações sociais, recordam o dia em que a SUNCA, em plena ditadura civil-militar, parou em defesa da democracia e da liberdade.

Em 9 de outubro de 1974, no Uruguai, os trabalhadores da construção civil iniciaram uma medida histórica, quando o sindicato convocou uma greve de 24 horas. Em defesa da Lei 13.893 (Lei de Unificação das Contribuições), lei que até hoje continua sendo um instrumento fundamental para garantir melhores condições aos trabalhadores da nossa indústria.

Em desenvolvimento 49 anos após a Parada Histórica do SUNCA em Defesa da Lei de Unificação de Contribuições.

Realizou-se em a reunião do Conselho de Administração Nacional da SUNCA CDN.

👉A organização faz um balanço do processo do conselho salarial. Transfere as resoluções do executivo nacional.

👉Lançar oficialmente a campanha de coleta de assinaturas para viabilizar o plebiscito sob o lema “AFIRME SEUS DIREITOS”.

👉Receba o relatório dos diferentes secretários sobre sua agenda e plano de ação.

Revisão historica:

▪ Após as mobilizações do sindicato da construção civil ao longo do ano de 74, avaliou-se que havia um ânimo geral entre os trabalhadores em continuar a luta para preservar a Lei de Unificação de Contribuições, conseguir a cobrança imediata do salário de férias atrasada e denunciar as arbitrariedades do regime.

▪ Foi neste quadro que a SUNCA tomou a firme decisão de realizar uma greve de um dia, mais de um ano após a instalação da ditadura. Assim, o jornal El País noticiou na sua primeira página a dissolução da SUNCA e depois publicou as fotos e nomes dos dirigentes sindicais requeridos pelas Forças Conjuntas.

▪ Verdadeira bofetada dos trabalhadores da construção civil face à ditadura, à qual esta responde com a ilegalização da SUNCA, a prisão de dezenas de activistas sindicais e a intimação policial dos dirigentes.


#Paro9deoctubre #ContributionUnificationLaw #ElSuncaNosUne
#65Aniversário