Em 9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, o SINTRACOM-BA, a FETRACOM-BASE, a FLEMACON e a CTB, políticos e representantes de órgãos públicos e do judiciário participaram do ato “Em Defesa da Vida – Ações Coletivas Já!”, com cerca de mil trabalhadores de canteiros de obras, no Horto Florestal, em Salvador, Bahia, Brasil.
A Lei nº 9.064/2016, de Salvador, que instituiu o 9 de agosto como o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais é uma conquista da luta dos trabalhadores do ramo da construção civil junto com o Sintracom-BA.
A data lembra o trágico acidente de trabalho, que provocou a morte de nove operários da construção, ocorrido no dia 9 de agosto de 2011, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar de um prédio, na região do Iguatemi, em Salvador, na Bahia.
A abertura do ato foi feita por Amando de Jesus e Arilson Ferreira, vice-presidente e diretor de Saúde e Segurança do Sintracom-BA.
Em seguida, a presidenta da Flemacon, Lúcia Maia, lembrou do fatídico acidente de trabalho, de 2011, e disse: “O trabalho decente precisa assegurar que a saúde e segurança no trabalho seja um direito fundamental. O ambiente de trabalho deve ser de realizações e conquistas, não deve ser um ambiente inseguro, que coloque nossas vidas em risco. Os trabalhadores precisam abraçar essa luta e pressionar o governo Lula para ratificar a Convenção 187 da Organização Mundial do Trabalho (OIT), que trata da promoção da saúde e segurança do trabalho no Brasil”.
Leia mais e veja fotos: