Construção civil se mobilizou exigindo a renúncia de Dina Boluarte
A Federação dos Trabalhadores na Construção Civil do Peru (FTCCP) e seus sindicatos filiados em todo o país se mobilizaram junto com o povo neste 19 de julho no dia nacional de luta convocado pela CGTP exigindo a renúncia de Dina Boluarte da presidência da República e o fechamento do Congresso da República, rejeitado pela grande maioria dos peruanos.
Em todo o Peru, trabalhadores da construção civil se mobilizaram nas principais praças e ruas de sua cidade. Em Lima, reuniram-se na Praça Dos de Mayo ao início da tarde, juntamente com os convocados pela CGTP, Assembleia Nacional dos Povos e Comando Nacional Unitário de Lutas, entre os quais camponeses, patrulheiros, estudantes, artistas, políticos , entre outros setores.
A mobilização percorreu a Plaza Dos de Mayo, a Plaza Bolognesi, o Paseo Colón, o Parque Universitario, a Plaza San Martín até chegar ao Paseo de los Héroes Navales, e continuou a caminho do Congresso da República.
O dia de protesto de 19 de julho superou as expectativas, o que foi possível com a união das organizações participantes, apesar dos esforços inúteis da direita e de seus operadores políticos para quebrar essa unidade. Enquanto o governo indicou timidamente que mais de 25.000 pessoas se mobilizaram em Lima, a verdade é que a convocação foi contundente e estima-se que entre 60.000 e 80.000 saíram para se mobilizar somente na capital peruana.
A mobilização de 19 de julho é o reinício do protesto, após uma pausa na luta principalmente devido à crise climática que o Peru viveu entre março e abril de 2023.
Conclamamos os trabalhadores e o povo peruano a continuar na luta pela democracia, pela renúncia de Dina Boluarte, o fechamento do Congresso, uma Assembléia Constituinte e eleições gerais para conseguir um governo com verdadeira participação cidadã.
#ftccp #cgtp #construccioncivil #DinaRenunciaYa #AsambleaConstituyente #CierreDelCongreso
Saiba mais em: