Declaração da UITBB sobre o Dia Mundial do Refugiado – 20 de junho de 2023
Por ocasião do Dia Internacional dos Imigrantes e Refugiados de hoje, 20 de junho, o Sindicato Internacional dos Trabalhadores das Indústrias da Construção, Madeira e Materiais de Construção (UITBB), expressa sua solidariedade eterna para com os milhões de indivíduos e famílias deslocadas em todo o mundo . Hoje, estendemos nosso apoio inabalável àqueles que foram forçados a fugir de suas casas devido à guerra, perseguição e dificuldades econômicas perpetuadas pela natureza exploradora do capitalismo e pelas intervenções imperialistas.
Entendemos que as causas profundas da crise dos refugiados estão profundamente interligadas com as contradições e injustiças inerentes ao sistema capitalista. A ganância de algumas elites, possibilitada por um sistema econômico global que prioriza o lucro sobre a dignidade humana, perpetua o ciclo de pobreza e desigualdade, deixando inúmeras pessoas sem escolha a não ser buscar refúgio em outro lugar.
A recente tragédia na costa da Grécia, onde centenas de imigrantes e refugiados perderam a vida em uma tentativa desesperada de chegar à Europa, serve como um lembrete das graves consequências desse sistema injusto. Esses círculos que agora expressam sua assim chamada dor e choram por cadáveres, são os mesmos círculos que exploram essas pessoas. São os mesmos círculos que criam as circunstâncias que fazem com que essas pessoas pobres deixem seus países. Nenhum pai e nenhuma mãe quer levar seus filhos e viajar em barcos podres, arriscando suas vidas. Eles são forçados a fazê-lo pelas mesmas pessoas que agora choram por eles.
Esses mesmos círculos são os que cultivam o fascismo e, quando refugiados e trabalhadores imigrantes chegam a algum lugar, eles dividem os trabalhadores e os colocam uns contra os outros.
A UITBB lembra a todos que a classe trabalhadora é una e indivisa. Estamos lado a lado com todos os refugiados e todos os trabalhadores imigrantes e nós, como um movimento sindical internacional de classe, sempre defenderemos seu direito a uma vida melhor.
Vamos trabalhar juntos, através da ação coletiva, para construir um mundo onde ninguém seja forçado a fugir de suas casas, onde todos os trabalhadores estejam unidos em sua luta por justiça e onde os refugiados sejam recebidos de braços abertos.
Secretaria da UITBB