Declaração da UITBB no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

0
137

Declaração da UITBB no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Hoje (12/06), no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a UITBB reitera que o trabalho infantil é consequência direta do sistema capitalista voltado para o lucro que prioriza ganhos econômicos em detrimento do bem-estar dos nossos mais vulneráveis.

A questão do trabalho infantil continua a manchar nosso mundo, pois acreditamos firmemente que toda criança merece uma infância livre de exploração e opressão.

A realidade sombria é que, sob o capitalismo, a busca pelo lucro muitas vezes leva a ver as vidas humanas como dispensáveis ​​e, pior ainda, as crianças são impiedosamente exploradas como fontes baratas de trabalho.

Sua inocência e potencial são esmagados sob as rodas de um sistema opressor, que perpetua a pobreza, interrompe a educação e mina a dignidade de nossas gerações futuras.

Hoje, estamos unidos em nossa luta contra o trabalho infantil. Convocamos todas as nossas organizações afiliadas e todos os trabalhadores a se juntarem a nós nesta luta.

Por meio de nossa força coletiva, podemos causar um impacto significativo ao quebrar as correntes que prendem nossos filhos a uma vida de trabalho e privação.

Para proteger nossas crianças das garras do trabalho infantil, exigimos uma mudança radical em nosso sistema econômico. A busca incansável do lucro pelo capitalismo deve ser desafiada e substituída por uma sociedade justa e que valorize os direitos humanos e a dignidade acima de tudo.

Defendemos um sistema que garanta o acesso universal à educação de qualidade, saúde e apoio social, permitindo que cada criança prospere e desenvolva todo o seu potencial.

Como União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores da Indústria da Construção, devemos priorizar a erradicação do trabalho infantil, capacitando os trabalhadores para reivindicar coletivamente seus direitos e defender uma legislação que proteja as crianças.

Lembremos que a luta por um mundo livre do trabalho infantil é inseparável da nossa luta por justiça social.

Lutemos por um futuro onde os direitos e o bem-estar das crianças sejam protegidos, e onde cada criança possa sonhar e aspirar, sem ser oprimida pelas correntes da exploração capitalista.

Secretaria da UITBB

* Nota da FLEMACON: Estamos unidos com a UITBB nesta luta pelo fim do trabalho infantil.