Discurso de Michalis Papanikolaou, Secretário Geral da UITBB no Conselho Presidencial da FSM (Chipre, 3-4 de março de 2023)

0
174

Estimados colegas,

Caros colegas,

Gostaria de começar transmitindo as calorosas e militantes saudações dos trabalhadores da construção civil de todo o mundo.

Antes de começar, deixe-me expressar minhas mais sinceras condolências aos milhares de vítimas do devastador terremoto na Turquia e na Síria, entre as quais, infelizmente, estão muitos de nossos jovens compatriotas cipriotas turcos.

Além disso, através dos camaradas da PAME, quero expressar minhas sinceras condolências pelo trágico acidente de trem na Grécia. Infelizmente, é isso que acontece quando tudo é privatizado e o lucro é mais valorizado do que as vidas humanas.

A União Internacional de Construtores UITBB foi fundada após uma decisão relevante da FSM em julho de 1949 em Milão. É composto por sindicatos de trabalhadores da construção, madeira, materiais de construção e ofícios relacionados. Reúne em suas fileiras organizações de trabalhadores sem discriminação de origem, sexo, religião, política, ideologia ou nacionalidade.

O Conselho Presidencial da FSM se reúne em um momento muito difícil para a classe trabalhadora de todo o mundo. Em seu discurso, o Secretário Geral da FSM abordou todas as questões relevantes em sua devida dimensão. A UITBB concorda plenamente com as posições apresentadas.

Infelizmente, vivemos uma época em que a ameaça de guerra nuclear paira sobre a humanidade, os ataques do capital contra os direitos adquiridos dos trabalhadores se multiplicam, há um esforço geral de dessindicalização, as desigualdades se aprofundam, enquanto que os trabalhadores pagam pelas sucessivas crises do sistema capitalista, causando-lhes ainda mais empobrecimento. Portanto, a tarefa de continuar coordenando nossas ações é extremamente importante para lidar com essa situação.

A UITBB, nas fileiras da FSM, luta com base na luta de classes contra a exploração capitalista e todas as outras formas de exploração e injustiça, pelo progresso social, dignidade humana, direitos sindicais, pelo direito dos povos à autodeterminação como bem como para a paz.

En nuestra acción cotidiana, se concede gran importancia a educar adecuadamente a los trabajadores, sobre la base de nuestra ideología de clase, para defender y ampliar sus derechos, por una parte, y avanzar hacia una sociedad libre de la explotación del hombre por el hombre , por outra.

Além disso, com as mudanças no funcionamento da UITBB, decididas coletivamente nas reuniões de nossos órgãos, aprimoramos nosso funcionamento diário.

A comunicação com nossos membros em todo o mundo está agora em um nível muito bom, um novo site e página no Facebook foram criados com milhares de amigos e seguidores, enquanto a publicação do Boletim continua em intervalos regulares.

Nossa melhor organização, bem como melhor gestão de nossos dados financeiros, nos permitiu organizar seminários com mais facilidade, participar plenamente de todas as ações da FSM e também ajudar organizações e amigos em todo o mundo de várias maneiras.

Para o próximo período, foi elaborado o Plano de Ação da UITBB, do qual a FSM foi informada. Em poucas palavras, até 2023, o plano inclui:

1. a) Participação em todas as ações da FSM

2. b) Organização de todas as reuniões dos órgãos ordinários (Secretaria, Comissão Executiva)

3. c) Organização de encontros regionais em todos os continentes

4. d) Organização de seminários especiais de conteúdo educacional e ideológico, em colaboração com nossas organizações afiliadas em vários continentes.

Caros colegas,

Há alguns anos, a UITBB realiza diversas campanhas, como a de boicote à Copa do Mundo de 2022 no Catar devido à morte de milhares de trabalhadores migrantes nos estádios do país, e outra contra os assassinatos de sindicalistas em Peru, em colaboração com nossas organizações locais.

Essas campanhas não tiveram o impulso que gostaríamos. Consequentemente, como apelo para o futuro, pedimos uma participação mais ativa e apoio neste tipo de campanhas e ações por parte de todas as organizações afiliadas à FSM.

Uma questão que todos nós precisamos pensar coletivamente é como nos organizar melhor, como nos coordenar, como nos apoiar e ajudar uns aos outros, para que nosso trabalho seja ainda mais eficaz com resultados tangíveis, para que estejamos ainda mais próximos dos trabalhadores, promover eficazmente os seus problemas em cada sector, ao mesmo tempo que dá oportunidade à FSM, que tem a responsabilidade global por este esforço, de funcionar ainda melhor.

A ascensão do monstro do fascismo em todos os continentes deveria ser um assunto que nos preocupa todos os dias, levantando a questão de saber se a FSM poderia lidar mais especificamente com esta grande ameaça à humanidade.

Para concluir, gostaria de dizer que todos devemos apoiar o grande esforço feito pela FSM para melhorar a sua ação diária junto dos trabalhadores. A UITBB está totalmente empenhada em apoiar de todas as formas possíveis a consecução deste objetivo.

O futuro é dos trabalhadores e, estando do lado certo da história, continuamos as lutas, enfrentando as dificuldades que possam surgir.

Viva a solidariedade internacional!

Viva a FSM!