Após a destituição do presidente do Peru e os eventos ilegais e inconstitucionais que se seguiram, iniciou-se um ataque autoritário e violento contra as liberdades sindicais e os direitos democráticos dos trabalhadores, com o uso de mecanismos repressivos.
Dezenas de manifestantes foram mortos e muitos sindicalistas Eles são processados e detidos por ouvir o direito de reação e protesto.
A Federação Sindical Mundial volta a condenar cabalmente as práticas antidemocráticas e autoritárias do regime peruano que continua a abusar do poder, violando os direitos humanos fundamentais e as liberdades democráticas e sindicais. A Secretaria da FSM decidiu organizar um Dia Internacional de Solidariedade com o povo do Peru em 31 de janeiro de 2023.
A Secretaria convoca os filiados e amigos da FSM a participar ativamente do Dia Internacional de Solidariedade e expressar ativamente sua solidariedade internacionalista do Peru, organizando protestos perante as embaixadas ou comissões diplomáticas do Peru.
Depoimentos em vídeo e fotos de iniciativas de solidariedade devem ser enviados para a sede da FSM. A declaração da FSM e o cartaz do Dia Internacional da Solidariedade serão publicados em 30 de janeiro de 2023.
Assista o vídeo com o Secretario General de la FSM, Pambis Kyritsis.