A atual crise política no Peru foi causada por conflitos políticos entre um setor do Congresso e o Poder Executivo, o que levou o povo a sair às ruas para protestar contra essa situação.
Os trabalhadores do Peru são vítimas desse confronto, com 27 mortos e centenas de feridos em todo o país, pagando com sangue o conflito entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, que causa conflito social e político, desemprego e fome.
Agora, com o afastamento do presidente Pedro Castillo, não só não se consegue uma recuperação econômica, como também aumenta o desemprego, o que por sua vez provoca um aumento da taxa de criminalidade.
É claro que o que é necessário para fazer o Peru avançar é uma solução rápida para esta crise política, ouvindo o que o povo quer nas ruas e deixando de atrasar as mudanças que o país tanto precisa.
Especialmente no setor da construção, em que atua a entidade afiliada da UITBB, a FTCCP, é preciso que todas as obras paradas sejam retomadas, enquanto o governo deve impulsionar o setor por meio de grandes obras de infraestrutura nas áreas de saúde e educação, entre outras. Isso reduzirá o desemprego, reativará as economias locais e fornecerá serviços básicos à população.
Ao mesmo tempo, juntamos a nossa voz à da FTCCP para apelar a uma nova Lei dos Contratos de Obras Públicas que possa combater a corrupção e garantir o cumprimento da prestação de benefícios aos trabalhadores, avançando também no combate ao crime organizado que extorque trabalhadores e empresas do setor.
Não esqueçamos que desde 2011, esses personagens do crime organizado assassinaram 21 dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP), apenas por defender o direito ao trabalho dos trabalhadores.
Juntamo-nos à FTCCP em solidariedade internacional.
Michalis Papanikolaou
Secretário Geral da UITBB