O 4° Congresso da FLEMACON se desenrolará no contexto de uma crise mundial multidimensional e sistêmica da arquitetura do capital e sua filosofia neoliberal, agudizada pelos efeitos ambientais, pandemias cíclicas e guerras imperialistas genocidas, que afetam a humanidade.
Momento histórico que reclama unidade dentro da diversidade e da concertação de um diálogo político a partir do movimento sindical classista e inovador a favor da coordenação e articulação de ações de compromisso, cooperação e solidariedade, de instruir iniciativas e acordos concretos, capazes de catalisar e coordenar os esforços por um emprego digno e inclusivo com acesso oportuno, equitativo, acessível, pleno, produtivo e livremente escolhido pelas pessoas.
Desenvolver políticas e estratégias integradas que permitam, desde as negociações coletivas e a cooperação tripartida, a transformação e criação de empresas e instituições criativas de emprego sustentáveis e seguras, defensora do meio ambiente, promotora da inovação, transparência salarial, igualdade de remuneração por trabalho de igual valor, um salário mínimo adequado e eliminar o fosso de gênero em termos de rendimentos e competências.
Agir com firmeza e solidariedade para conseguir no mercado de trabalho eliminar a violência e o assédio baseado no gênero, discriminação racial, cor da pele, sexo, religião, origem social, orientação política, vulnerabilidades específicas dos migrantes, trabalho infantil e forçado defender a proteção contra desemprego.
Reforçar a saúde no trabalho e a segurança básica do ingresso face aos impactos pandêmicos e catástrofes naturais.
Trabalhar a partir das nossas bases para fortalecer a história do movimento sindical classistas e revolucionário capaz de renovar e coesionar um pensamento crítico e enraizar no nosso agir o exercício de pensar e liderar os trabalhadores e as maes Sas para a construção de uma ordem internacional mais justa, inclusiva, equitativa e harmonioso num ambiente de paz, justiça e de acesso universal a uma proteção social integral, equitativa e sustentáveis.
Articular aliança e parcerias eficazes e combativas junto dos organismos globais, governos, transnacionais e empregadores para garantir uma recuperação económica e um modelo de desenvolvimento sustentável e resiliente que coloque os trabalhadores no centro das suas políticas e garantir a sua inserção no progresso tecnológico, na digitalização, na Indústria 4.0. incluindo trabalho em plataforma, teletrabalho e trabalho futuro.
FLEMACON em unidade vamos por mais compromisso, por mais combate, por mais vitória.
Fonte: Publicação de Impacto Sindical.