Declaração da UITBB para o Dia Internacional do Refugiado – 20 de junho de 2022 Por ocasião da comemoração de hoje, 20 de junho, Dia Internacional dos Imigrantes e Refugiados, nossa União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (UITBB), exige o fim da exploração de seres humanos por terceiros, especialmente no caso de refugiados e imigrantes.
Estas situações são o resultado de intervenções imperialistas em todo o mundo. São eles que causam, entre outros males, a terrível crise de refugiados que vemos diariamente, com milhões de homens, mulheres e crianças deslocados perdendo suas vidas ao vagar por áreas devastadas pela guerra e sendo esmagados entre as engrenagens das antíteses imperialistas.
A necessidade de paz mundial, como nunca antes, é inequívoca. Devemos acabar com a exploração dos recursos naturais dos diferentes países. É preciso distribuir equitativamente a riqueza produzida, o que aproximará o fim da pobreza e da emigração.
A classe trabalhadora tem que lutar contra o racismo, a xenofobia e o fascismo. A UITBB, como movimento sindical internacional de classe, sempre esteve e sempre estará ao lado dos trabalhadores de todo o mundo e defenderá seu direito a uma vida melhor com ênfase particular nos direitos dos trabalhadores migrantes e refugiados.
O movimento sindical internacional de classe une milhões de trabalhadores em todo o mundo contra a exploração, independentemente de sua origem, nacionalidade, gênero, cor ou religião.
Apelamos a todas as organizações afiliadas da UITBB a defender os interesses dos refugiados de todas as formas possíveis e a lutar pelos direitos civis, salários dignos, melhores condições de trabalho e de vida, segurança e prosperidade, opor-se a todas as formas de discriminação e racismo e trabalhar por a integração dos imigrantes nas sociedades locais e na vida social, incluindo os sindicatos.
A classe trabalhadora é uma só, unida até a vitória!
Secretaria da UITBB
https://uitbb.org/es/uitbb-statement-on-world-refugee-day-2022/