A Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção – FLEMACON saúda os trabalhadores (as) do ramo da construção da América Latina e Caribe, e a classe trabalhadora de todo o mundo, neste 1° de Maio, Dia Mundial dos Trabalhadores.
É uma data para celebrar as vitórias e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras ao longo da história.
Esta data ficou consagrada como o Dia Mundial dos Trabalhadores (as) em homenagem aos mártires de Chicago (EUA), que no dia 1° de Maio de 1886 fizeram uma heróica greve e foram às ruas para protestar contra as condições desumanas de trabalho e exigir a redução da exaustiva jornada de 13 horas para 8 horas diárias.
As manifestações agitaram as ruas da cidade, causando a ira dos poderosos, que responderam com uma dura repressão ao movimento, com muitas prisões, pessoas feridas e trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Estamos em 2022 e os direitos históricos dos trabalhadores e trabalhadoras são ameaçados pelo retrocesso, a retirada de conquistas, a crescente desregulamentação e precarização do trabalho.
Em meio à pandemia da Covid19, vivemos um momento de adversidades para a classe trabalhadora, marcado pela impiedosa ofensiva capitalista-imperialista, e o ressurgimento de grupos nazifascistas na América Latina e em todo o mundo.
A hora de lutar é agora. Vamos juntos buscar a unidade e intensificar as lutas, para barrar o retrocesso civilizatório e defender a vida, a saúde e segurança no trabalho, emprego e renda, direitos sociais, investimentos nos serviços públicos, o respeito à soberania dos povos, às liberdade e à democracia.
Seguimos juntos nas lutas com FLEMACON, UITBB e FSM.
Viva o 1° de Maio!
Viva o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras!
LUCIA COSTA MAIA – Presidente da FLEMACON
MANUEL FERNANDEZ – Secretário Geral da FLEMACON