Todos os anos, infelizmente, há 6.000 mortes em todo o mundo por acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, enquanto o número de lesões e doenças aumenta até 1 milhão de pessoas são vítimas de lesões ou doenças no local de trabalho todos os dias. A cada 15 segundos, um trabalhador morre em algum lugar do mundo. Estas são as estatísticas que devem estar na mente de todos todos os dias, especialmente no dia 28 de abril, que assinala o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Especialmente este ano, com a próxima Copa do Mundo no Catar em 2022, a UITBB observa que nos canteiros de obras da Copa de Futebol dezenas de milhares de trabalhadores imigrantes são vítimas de práticas selvagens de violação de direitos humanos básicos. As condições dos trabalhadores migrantes nos canteiros de obras são desumanas, pois trabalham 12 horas por dia, sem medidas de segurança e saúde, sob temperaturas inacreditavelmente altas no deserto do Catar, morrendo por falta de medidas de saúde e segurança.
É por esta razão que o nosso sindicato internacional, o Sindicato Internacional dos Trabalhadores das Indústrias de Construção, Madeira e Materiais de Construção, representando dezenas de sindicatos e dezenas de milhões de trabalhadores da indústria da construção em todo o mundo, gostaria de sublinham que a intensificação do trabalho, a redução dos salários, os ataques aos acordos colectivos, o alargamento das formas flexíveis de emprego, o aumento dos limites de reforma e a ameaça de desemprego, são os principais factores que expõem os trabalhadores nos seus locais de trabalho, pondo em risco a vida deles. É claro que a grande maioria dos acidentes se deve à negligência ou omissão dos empregadores em aplicar medidas cautelares ou protetivas, tudo em nome da maximização de seus lucros, tudo com o apoio dos governos neoliberais.
A UITBB apela a todos os seus membros em todo o mundo para que promovam este dia de todas as formas possíveis, organizando seminários, palestras e outras atividades, para que possam ser tomadas as devidas medidas de saúde e segurança, que conscientizem para a implementação da melhor segurança e práticas de saúde no local de trabalho, para a promoção de políticas pró-trabalho, para multas mais altas para os empregadores que não implementem essas medidas, para campanhas mais informativas e, claro, para o apoio aos trabalhadores e suas famílias de todas as formas possíveis no ocorrência de acidentes, especialmente os fatais.
Secretaria da UITBB