A invasão inaceitável da Rússia na Ucrânia é o início típico de uma guerra que foi preparando-se por muito tempo no território da tensão acumulada e das acirradas competições EUA/OTAN-UE-Rússia na região mais ampla da Europa Oriental e, em geral, para os lucros dos grandes grupos monopolistas. Uma rivalidade feroz que leva a outra guerra imperialista na Europa, 23 anos após a guerra na Iugoslávia.
O uso de meios militares que tiram o bastão da diplomacia e compromissos, visa prevalecer na corrida por esferas de influência, que terão mais controle sobre a produção e transporte de energia, que os estados e organizações imperialistas ganharão por conta dos monopólios que se apoderam das riquezas produzidas pela classe trabalhadora em cada região.
A tentativa de mais de 30 anos de armar um povo com ódio ao outro, povos que viveram por décadas como irmãos, mostra que o sistema explorador bárbaro não hesita em armar e forçar os povos a se exterminarem para que um punhado de multinacionais continue a lucrar.
Mas a guerra na Ucrânia não é apenas sobre esses dois povos. Diz respeito a todas as pessoas, a classe trabalhadora de todo o mundo porque as causas que sangraram e assassinaram povos dos Bálcãs, Oriente Médio, Ásia, América Latina ainda estão escondidos atrás do intervenção militar inaceitável e invasão da Rússia na Ucrânia.
LEIA declaração completa no site da UITBB (em inglês):
https://uitbb.org/es/pame-statement-for-the-russian-invasion-in-ukraine/