18 de dezembro – Dia Internacional dos Migrantes, 2021
À medida que nos aproximamos do final de mais um ano saturado de restrições, de desamparo, mas também de esperança, aproximamo-nos do dia 18 de dezembro, que assinala o Dia Internacional do Migrante.
A UITBB tem o dever de reiterar que tornar-se migrante ou refugiado nunca foi uma escolha individual das pessoas, mas é fruto das intervenções daqueles que defendem o capital e as políticas neoliberais.
Nenhum homem, mulher ou criança pretende arriscar a vida viajando por dias em mar agitado em navios afundando ou atravessando território perigoso em condições hostis. Eles fazem isso porque não têm outra opção para sobreviver.
Como se isso não bastasse, quando os migrantes chegam a um local, são explorados impiedosamente pelos empregadores, com a tolerância dos governos, que lhes impõem restrições, não lhes permitem trabalhar com todos os benefícios dos trabalhadores locais, os confrontam com trabalhadores locais, alimentando o racismo e a xenofobia e, assim, abrindo caminho para movimentos de extrema-direita, além, é claro, de impedir que eles se organizem com o objetivo de enfraquecer o movimento trabalhista mundial.
Esta é claramente uma questão de classe e deve ser tratada com abordagens de classe. O movimento sindical progressista deve fazer todo o possível para que os migrantes se integrem nas sociedades de acolhimento, se juntem ao movimento sindical e participem de todas as nossas lutas de classe.
A UITBB expressa a sua solidariedade inabalável com todas as pessoas desenraizadas e especialmente com os trabalhadores migrantes da indústria da construção, e apelamos aos nossos membros para que ajudem estas pessoas de todas as formas possíveis, resistindo às forças de direita que tentam explorar os migrantes e dividir o mercado de trabalho classe.
A UITBB ressalta que existe apenas uma classe trabalhadora e que todos fazemos parte dela, independente de cor, religião, idioma ou local de origem. Dito isso, incentivamos nossos membros a organizar ações específicas para comemorar o Dia Internacional do Migrante este ano.
Mikhalis Papanicolau
Secretário Geral da UITBB