Durante a sessão de migração, o camarada Mohammad Zakir Hossain Litu, secretário-geral do NCWF, fez o discurso introdutório.
Resolução / decisão:
Os participantes observam com grande preocupação a contínua perda de vidas de trabalhadores migrantes e suas famílias, que fogem de seus países em busca de uma vida melhor, devido às intervenções imperialistas ou à pobreza. No setor da construção há atualmente um grande número de trabalhadores migrantes, que são explorados por seus empregadores e usados contra os trabalhadores locais para mantê-los divididos. Nem a migração nem o estatuto de refugiado são uma escolha livre dos trabalhadores e das pessoas. Eles são o resultado da ação criminosa das forças do capital e daqueles que os apoiam. É claramente um problema de classe e devemos lutar para que os migrantes, como todos os trabalhadores, possam se unir ao movimento sindical e participar de todas as nossas lutas de classe. Os participantes reiteram que só existe uma classe trabalhadora e que todos fazemos parte dela, independentemente de considerações de cor, religião, idioma ou local de origem.
Exigimos o fim total da exploração dos trabalhadores migrantes e condenamos as tentativas racistas e xenófobas de dividir a classe trabalhadora. Exigimos uma integração harmoniosa de nossos irmãos e irmãs de classe nas sociedades locais e nas lutas de classes. Os participantes também apoiam a criação de programas educacionais especiais que ajudem a integração dos trabalhadores migrantes no mercado de trabalho do país de acolhimento, para que possam aprender a língua, ser informados sobre os seus direitos, etc. Finalmente, neste 13º Encontro Ásia-Pacífico, destacamos a necessidade de uma cooperação estreita entre os sindicatos dos países de origem e dos países anfitriões, a fim de coordenar melhor os esforços para informar e proteger os trabalhadores migrantes da violência.
Leia mais no site da UITBB:
https://uitbb.org/es/resolution-of-uitbbs-13th-asia-pacific-meeting-on-migration/