Clique e leia o Boletim da FLEMACON, onde registramos um breve relato de nossa história e destacamos as mensagens que recebemos de entidades que estão unidas em nossas lutas.
Neste ano em que o mundo enfrenta a maior tragédia de sua história, o FLEMACON completa 51 anos e mostra que seu maior objetivo, desde sua fundação em 1970, é manter viva a chama das lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores no setor da construção. e a classe trabalhadora do mundo, pela integração da América Latina e do Caribe, a unidade nas lutas, a justiça social e o respeito à soberania dos povos.
Saudações aos trabalhadores neste dia 25 de outubro, Dia dos Trabalhadores da Construção.
Saudações aos sindicatos filiados e organizações sindicais que lutam junto com a FLEMACON por um mundo melhor.
A luta é como o tempo, não para!
Quem luta, conquista a vitória!
Um pouco da nossa história: de 1970 a 2021
No Uruguai, em agosto de 1961, o início ou processo de discussão da fundação do FLEMACON, que foi formalmente fundado no Primeiro Congresso Latino-Americano de Construção, Madeira e Materiais de Construção e Trabalhadores Correlatos, realizado em Lima, e não no Peru, em 23, 24 e 25 de outubro de 1970.
Muitos camaradas ergueram nossas bandeiras de combate e homenagearam o FLEMACON.
Em 2011, em Conferência realizada em Havana, Cuba, foi eleito um novo diretor do FLEMACON, assumindo a presidência a colega Lúcia Maia, sindicalista brasileira.
Desde então, a FLEMACON tem participado ativamente em ações nacionais, continentais e internacionais em defesa dos trabalhadores da construção; da classe trabalhadora; nas lutas das mulheres trabalhadoras por direitos iguais; contra o racismo e todos os tipos de discriminação; contra o neofascismo; em defesa da democracia; e contra a intervenção dos imperialistas norte-americanos na política e economia dos países pobres e em desenvolvimento.
Em junho de 2011, no Congresso da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru, lançou a primeira edição do Jornal FLEMACON, impresso em formato bilíngue berlinense. Desde então, publicou 25 jornais, em espanhol e português do Brasil, sendo os três últimos em meio digital.
Em 2011, também publicou na internet o site da entidade www.flemacon.org, que com o crescimento da crise econômica em 2018 foi desativado por uma temporada e com a muito boa ajuda e importante parceria da UITBB pode ser reativado, de janeiro deste ano de 2021. Também desde 2011 participa ativamente da rede social facebook, agora também presente no Twitter e com um canal de vídeos no YouTube, expandindo as suas ações.
Viva o FLEMACON em seus 51 anos de lutas!