Salvador, Bahia, Brasil: Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

0
147
Atividade no Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

Desde o dia 09/08, data em que ocorreu, há 10 anos, um acidente de trabalho em que morreram nove operários da construção, em Salvador, Bahia, Brasil, a FLEMACON, o Sindicato SINTRACOM-BA, a Federação FETRACOM-BASE, a central CTB e o FORUMAT estão promovendo diversas atividades, para marcar o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e em memória dos companheiros operários vítimas do trágico acidente do trabalho. Os eventos têm o apoio da FSM, UITBB, DIEESE e CONTRICOM.

Antonio Reis do Carmo, 62, Antonio Elias da Silva, 57, Antonio Luís Alves Reis, 55, Hélio Sampaio, 51, José Roque dos Santos, 43, Jairo de Almeida Correia, 47, Lourival Ferreira, 68,  Manuel Bispo Pereira, 40, e Martinho Fernandes dos Santos, 50.

Presentes para sempre em nossa memória!

A data foi incorporada ao calendário oficial de eventos da cidade de Salvador, através da Lei nº 9.064/2016, em memória ao trágico acidente de trabalho, que aconteceu no canteiro de obras da empresa Segura, no Iguatemi, quando os nove trabalhadores morreram na queda de um elevador a cabo, que despencou da altura do 25º andar. A tragédia teve grande repercussão no Brasil e no mundo.

Em 09/08, foi realizado um DDS no canteiro de obras da empresa Metros, no Instituto do Cacau, bairro do Comércio.

No dia 10, na obra da empresa Segura, bairro Itaigara, foi realizado um ato “in memorian”, com a presença de trabalhadores (as), do presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, do diretor de Saúde e Segurança do Sindicato, Arilson Ferreira e demais diretores, do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) Mário Diniz, e do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), ouvidor-geral da Câmara Municipal.

No dia 11/08, aconteceu uma atividade virtual com palestras sobre “Revisão das Normas Regulamentadoras: ‘Modernização’ ou Retrocesso?”. A atividade foi em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho, e contra a retirada de direitos, promovida pelo Forumat, com a participação do SINTRACOM-BA, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Participaram do debate Arilson Ferreira, diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA, Jackson Sena Brandão, superintendente da SRTE, e Mário Diniz, do Instituto do Trabalho Digno, com mediação de Pedro Lino de Carvalho Júnior, procurador do MPT.

A presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia, também esteve presente, juntamente com a coordenadora da Frente Mulher FLEMACON, Ednalva Bispo.

Ferreira falou sobre o retrocesso nas aprovações das Normas regulamentadoras (NR) e com a participação da Comissão Permanente Nacional (CPN).

Fez a defesa da vida, priorizando os investimentos em ações coletivas de trabalho visando a saúde e segurança.

Agradeceu ao Fórum do Meio ambiente do Trabalho – FORUMAT, em nome do SINTRACOM-BA, da FLEMACON, da FETRACOM-BASE e da CTB por todos os anos estar presente e promovendo uma semana de mobilização, para marcar o dia 9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 12/08, pela manhã, teve Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador, em menção ao Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, 9 de Agosto, promovida pelo vereador Augusto Vasconcelos, e transmitida pela TV Câmara.
Participaram também representantes do Forumat (Setre, MPT e representação de trabalhadores), da AMATRA, e do Cerest Salvador.

Teve atividades também com os trabalhadores (as) na empresa Sulbaiana / Embasa, no município de Senhor do Bonfim; e na empresa TPL, no município de Jacobina (ambos na Bahia).

Atividade na empresa Segura
DDS na empresa Metros, canteiro de obras do Instituto do Cacau
Atividade na empresa TPL, município de Jacobina
Atividade na empresa Sulbaiana / Embasa