Nesta sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de julho, será realizado o 5º Congresso Estadual da CTB, que acontece na Bahia em plataforma virtual. A abertura terá a presença do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.
Estarão participando a presidenta da FLEMACON Lúcia Maia e o diretor da UITBB Raimundo Brito, que também são diretores da CTB (Nacional e Executiva). Brito é coordenador nacional do ramo da Construção na CTB e Lúcia é a delegada suplente da CTB e conselheira técnica do grupo que vai discutir em novembro Habilidades e aprendizagem ao Longo da Vida, na 109ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT. A CTB representa a delegação brasileira na 109ª Conferência da OIT.
O 5º Congresso Estadual da CTB é o primeiro de uma série de sete congressos estaduais, que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil vai realizar durante o mês de julho.
Os congressos estaduais são etapas preparatórias do V Congresso Nacional da CTB, convocado para os dias 12 a 14 de agosto.
Na pauta do 5º Congresso da Bahia serão debatidos o documento guia do V Congresso Nacional, a eleição da nova direção e de delegados ao congresso nacional, a unificação das centrais CTB e CGTB, e elaboração de um plano de lutas.
Os eventos são virtuais devido à pandemia. O tema central é “Esperançar o Brasil pela Vida, Democracia, Soberania e Direitos”. De imediato destaca-se a campanha Fora Bolsonaro.
Veja a lista de congressos estaduais convocados para este mês:
Bahia – 2 e 3 de julho
Piauí – 3 de julho
Roraima – 3 de julho
Mato Grosso – 8 de julho
Amapá – 9 de julho
Acre – 9 de julho
Paraná – 17 de julho
Confira a programação do congresso estadual da CTB/BA:
Dia 02 de julho: sexta-feira
19h – Abertura Política com a participação de personalidades políticas e dos presidentes das Centrais Sindicais;
20h– Palestra com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães: A crise econômica e seus impactos na indústria Baiana.
20h 20 – Palestra com o presidente da CTB-Nacional, Adilson Araújo– Organização Sindical e seus desafios diante das crises política, sanitária e econômica no Brasil.
20h 40– Leitura e aprovação do Regimento interno do 5° Congresso Estadual e ato Cultural de encerramento do primeiro dia.
Dia 03 de julho: sábado
09h- Palestra com a superintendente técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias: Negociação Coletiva após o golpe de 2016 (governo de Michel Temer e Jair Bolsonaro);
09h 20- Palestra com Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador de Salvador: Conjuntura Política;
09h 40– Leitura das Teses, Emanoel Souza– secretário de Comunicação da CTB-Bahia;
10h 20-Debates acerca das teses do 5° congresso, inscrições de delegados e delegadas para intervenções em 3 (três) minutos;
12h–Intervalo para o almoço;
13h 30 – Reinício dos trabalhos com a continuidade dos debates;
16h- Apresentação de chapas, defesas, eleição e posse da direção eleita;
17h: Encerramento.
O congresso baiano será transmitido pela plataforma Zoom. Para acompanhar a transmissão, basta acessar a página da CTB-BA e o canal do Youtube da CTB-BA.