Neste Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, 12 de junho de 2021, a Federación Latinoamericana y Caribeña de Trabajadores de La Construcción, Madera y Materiales de la Construcción – FLEMACON vem a público se manifestar contra a exploração do trabalho infantil e em defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.
São mais de 250 milhões de crianças, em todo o mundo, vitimadas pela situação de pobreza e vulnerabilidade social e obrigadas a trabalhar para a própria sobrevivência e de suas famílias. Dentre essas, 10,7 milhões nas Américas, sendo que 8,2 milhões de crianças entre cinco e 14 anos de idade trabalham na América Latina e no Caribe.
A crise e os altos índices de desemprego, agravados pela pandemia do coronavírus aprofundaram mais ainda a pobreza. As crianças são as mais vulneráveis e as que mais sofrem. A pobreza conduz ao trabalho precoce, ao baixo rendimento e à evasão escolar, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Neste Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, a FLEMACON se une à Federação Sindical Mundial – FSM e à Unión Internacional de Sindicatos de Trabajadores de las Industrias de la Construcción, la Madera, los Materiales de Construcción y Actividades Conexas – UITBB para reafirmar seu compromisso de lutar, junto com as entidades sindicais de trabalhadores (as) do ramo da construção e demais organizações representativas da classe trabalhadora mundial, contra o trabalho infantil e toda forma de exploração de crianças e adolescentes, pela proteção e garantia de todos os seus direitos fundamentais: por alimento no prato, habitação, escola e educação gratuita, segurança, lazer, atendimento de saúde e vacina.
FLEMACON na luta contra o trabalho infantil!
Pela garantia dos direitos das crianças!
LUCIA COSTA MAIA
Presidente da FLEMACON
MANUEL FERNANDEZ
Secretário Geral
LEIA A NOTA DA FSM: